Todos aqueles jovens aventureiros americanos estavam prontos para lutar pela França a fim de defender a sua liberdade. Mas nem tudo foi tão simples como parecia. Os Estados Unidos não estavam envolvidos na guerra contra a Alemanha e qualquer cidadão americano servindo num exército estrangeiro perderia os seus direitos constitucionais e de cidadania. Os jovens decidiram fazer uma visita ao Embaixador dos Estados unidos em Paris, onde encontraram uma solução em que eles deveriam se alistar na Legião Estrangeira Francesa ou no Corpo de Ambulâncias. Dito e feito.
Inicialmente chamado "Escadrille l'an Américaine", o nome foi mudado para l'Escadrille La Fayette na sequência de um protesto diplomático alemão ao Governo dos estados Unidos da América. Dois oficiais franceses, o capitãoThenault e o tenente Alfred de Laage de Meux foram nomeados para comandar os sete americanos selecionados. Eram eles: Prince, Thaw e Cowdin, Victor Chapman,Kiffin Rockwell, James McConnell e Bert Hall.
A nova esquadra foi organizada em Luxeuil-les-Bains perto da frente de combate no sopé das montanhas de Vosges.
A primeira vitória do Esquadrão foi ganha por Kiffin Rockwell, em 20 de Maio de 1916 onde ele abateu um avião de observação alemão de dois lugares ao pé da Hartmanns-willerkopf, na Alsácia. O esquadrão foi, então, condenado a Verdun a mais violenta batalha da guerra.
Durante 1916 e 1917, outros voluntários americanos continuaram a chegar, de modo que, apesar das perdas, as fileiras do La Fayette Escadrille nunca foram esgotados. O transbordamento do recém-formados pilotos americanos foi enviado para outras unidades francês. Como resultado, o La Fayette Escadrille tornou-se parte de uma organização muito maior chamado Lafayette Flying Corps.
Em agosto de 1917, o La Fayette Escadrille ganhou quatro Legiões de Honra, sete Medailles Militaire e trinta e uma citações, cada um acompanhado por uma citação Croix de Guerre. Pilotos americanos em outros esquadrões também foram ganhando a sua quota de medalhas.
A esquadrilha tinha uma reputação de ousadia, imprudência, e uma atmosfera de festa. Dois filhotes de leão, chamado "Whiskey" e "Soda", foram feitas mascotes do esquadrão.
A La Fayette Escadrille deixou de existir em 18 de Fevereiro de 1918, quando se tornou o primeiro esquadrão de busca norte-americano, "S103". Este manteve os aviões francês e a mecânica. Dos 265 voluntários americanos na Força Aérea Francesa 225 receberam asas de voo e voaram em 180 missões de combate na frente da batalha de uniforme francês. Cinquenta e um morreram em acção, seis morreram em acidentes de formação e mais seis morreram de doença. Os pilotos americanos foram creditados com noventa e nove vitórias aéreas.
Cartoons publicados pela Hall of Fame of the Air na década de 30 demonstrando as façanhas dos pilotos americanos durante a I Guerra Mundial
(clicar para ampliar)
Na fotografia:
"A Esquadrilha Lafayette combate de novo nos ares da Tunisia. O general de Divisão Carlos Spantz (ao centro) falando com dois oficiais franceses da famosa Esquadrilha"
Filme FLYBOYS (trailer) que retrata alguns aspectos da Esquadrilha Lafayette
O nome da esquadrilha é em homena-
ResponderExcluirgem ao Marquês de Lafayette,um nobre militar francês que amava a liberdade e que por ela lutou em dois continentes, tornando-se um herói para os Estados Unidos durante a Guerra de Independência e ajudando a liderar a Revolução Francesa.