18 março 2009

I Guerra Mundial - 90º Aniversário - Documentários






Encontrei no site do Museu Imperial da Guerra (Londres) aquando outras pesquisas sobre a Primeira Guerra Mundial um silencioso Documentário. Sem eu o saber, são considerados os mais famosos "filmes" que retratam a Grande Guerra. São 4 filmes que ai se encontram sobre batalhas e acontecimentos da Grande Guerra.

Eles são:




A Batalha do Somme


Retrata os primeiros dias da Batalha do Somme e quase metade da população Britânica viu o filme. Foi criado como uma ferramenta de propaganda para o resto da guerra pelos britânicos.
O filme é um registo único dos eventos em torno da abertura da Batalha do Somme, e continua a ser uma fonte fundamental para os historiadores.

Os links que estão referidos na imagem a baixo mostram as forças britânicas no primeiro dia da ofensiva do Somme, 1 de Julho de 1916 e seguintes vídeos.

Pode ser consultado em :

(clicar nas imagens)





Com as forças na Mesopotâmia


O primeiro filme mostra forças indianas em Bagdade (Iraque), durante e após a batalha de Ramadi, 28 - 29 Setembro 1917. A batalha, lutaram sobre intenso calor, resultou na captura de forças turcas pelos britânicos no reduto de Ramadi.

O segundo inclui um filme indiano de um batalhão de Infantaria marchando para 'New Street' em Bagdade, e uma ponte de barcos construídos pelo Royal Engineers sobre o rio Tigre para substituir a destruída pelos turcos.






Stand By The Men


Este filme foi feito por volta de 1917 para encorajar o público britânico para comprar "National War Savings Certificates". Ele usa uma mistura de desenhos animados, mas também com algumas cenas de filmagens genuínas - como uma cena de refugiados da Bélgica em 1914.

Guerra Bonds foram emitidos a partir de Julho de 1915 para ajudar a financiar a guerra, que estava a custar á Inglaterra 1 milhão de £ por dia.




Tanques - A Arma Maravilhosa


Estes filmes mostram a utilização do recém-inventado tanque Mark IV.
Os primeiros tanques foram introduzidos em 1915, mas muitas vezes avariavam. O Mark IV era a versão mais confiável e segura para a tripulação. Ele provou o seu grande valor na batalha em Cambrai, em Novembro de 1917, onde 476 tanques foram usados, conseguindo muitos quebrar as trincheiras alemãs.



O Segredo

Esta é uma curta peça "Filme tags', feita pelo Ministério da Informação para mostrar no cinema. Este filme britânico, feito em 1918, mostra como usar batata ralada como substituto para sebo na cozinha.
O público britânico não sofreu as mesmas carências, como, por exemplo, a Alemanha, onde muitos milhares morreram á fome. No entanto, a Grã-Bretanha fez enfrentar o aumento dos preços e da escassez de determinados bens, a carne, manteiga e chá eram racionados partir da Primavera de 1918.


Em:


Nenhum comentário: