29 abril 2009

António Gonçalves Curado


Nasceu em Vila Nova da Barquinha a 29 de Setembro de 1894 e morreu na Flandres em 4 de Abril de 1917.
Mobilizado pelo Regimento de Infantaria n.º 28 embarcou para França em 22 de Fevereiro de 1917 tendo sido o primeiro militar português do CEP a morrer em combate, o que retirou do anonimato e fez com que fosse alvo de homenagens. Os seus restos mortais, pela acção do Município da Barquinha, foram transladados para Portugal, onde chegaram em 31 de Julho de 1929 e na Figueira da Foz - localidade onde estava sedeado o seu regimento - foi mandado erigir, pela comunidade francesa residente em Portugal, um monumento em sua memória.

«Chegou a comunicação oficial dos ingleses da morte do soldado e dos ferimentos dos outros. Afinal, não foram estilhaços da granada que o mataram. Caiu sobre o abrigo em que os homens estavam uma granada que fez abater o tecto e o soldado ficou com a cabeça esmigalhada e os outros, feridos. (…) Aquele pobre soldado que estava abrigado à retaguarda morre esmagado por um desabamento! "C’est la guerre!"». General Fernando Tamagnini

«No dia 11 de Novembro de 2008, foi comemorado o Dia do Armistício, dia que assinala o fim da I Grande Guerra Mundial, junto ao Monumento de homenagem aos mortos daquele conflito, existente em Vila Nova da Barquinha, onde está sepultado o primeiro militar morto em combate ( Flandres – França ), o Soldado António Gonçalves Curado, natural daquela Vila.»

Monumento / sepultura em Vila Nova da Barquinha


Bibliografia
:

História da I República | Biografias | Biografias | CURADO, António Gonçalves (1894-1917)

Marques, Isabel Pestana, Memórias do General 1915-1918, "Os meu três comandos" de Fernando Tamagnini

Liga dos Combatentes, Notícias, Arquivo de 2008

FREGUESIA DE VILA NOVA DA BARQUINHA

Nenhum comentário: