05 maio 2009

Monumento aos Mortos na Grande Guerra - Aveiro










1 - Localização

Freguesia: Vera Cruz Rua/Lugar: Avenida Dr. Lourenço Peixinho (Placa Central no inicio da Avenida) Local Original: Sim

2 – Identificação

Designação: Monumento aos Mortos da Grande Guerra Data de colocação: 27 de Abril de 1934 Efeméride: Homenagem aos soldados de Aveiro mortos na Grande Guerra

3 – Promotor

Nome/Instituição: Câmara Municipal de Aveiro

4 – Caracterização

Autor: José Sousa Caldas, Vila Nova de Gaia Oficina: - Materiais: Granito, Calcário, bronze

5 – Descrição

O monumento é composto por uma base de formato ovalado do qual se destaca o pedestal, em pedra calcária, de onde sobressaem, em relevo, as armas da cidade de Aveiro. A coroar o conjunto surge a figura de um soldado em posição de atirador. As linhas simples e estilizadas do monumento, evidentes no tratamento dado às munições lavradas no pedestal, e o jogo criado pela alternância entre volumes de arestas bem marcadas e outros de formas arredondadas fazem dele um exemplar do Modernismo. A parte superior do pedestal tem inscritos, a baixo relevo, os nomes dos soldados do concelho desaparecidos em combate durante os anos do conflito. Circunda a parte posterior do monumento um pequeno canteiro protegido por gradeamento.

6 – Historial

Acompanhando a tendência nacional de se erguerem monumentos de homenagem aos mortos da Grande Guerra, motivada pela passagem de mais um aniversário do Armistício, surge, cerca de 1927, a ideia da construção desta escultura. É então criada, em Aveiro, uma Comissão Administrativa responsável por contratar o escultor, escolher o espaço apropriado e angariar os fundos necessários à sua prossecução. A obra seria executada por José Sousa Caldas, de Vila Nova de Gaia, sugerindo-se, numa primeira fase, que viesse a ser colocada na Praça Marquês de Pombal, junto ao Governo Civil. Contudo, considerou-se, posteriormente, que o lugar mais indicado seria a principal artéria da cidade, a actual Avenida Dr. Lourenço Peixinho, na época ainda designada por Avenida Central. Aprovado o projecto desde 1932, o monumento só viria a ser inaugurado a 27 de Março de 1934, numa cerimónia presidida pelo Dr. Lourenço Simões Peixinho, então presidente da edilidade e grande impulsionador da obra. Entre os presentes contavam-se, ainda, vários militares, bem como de vários estudantes das escolas da cidade.






Texto: Câmara Municipal de Aveiro
Fotos: Marcelo Sousa

Nenhum comentário: