16 setembro 2009

Portugal - Segunda Guerra Mundial

Cronologia de acontecimentos relevantes para Portugal


«1939
17/03 - Salazar e Franco celebram o Pacto Ibérico, Tratado de Amizade e Não Agressão.
14/04 - O governo português recusa o convite da Itália para se juntar ao Pacto Anti-Komintern


01/09 - Começa a II Guerra Mundial, com a invasão alemã da Polónia.

02/09 - O governo reafirma a posição de neutralidade de Portugal na guerra através da Nota Oficiosa da Neutralidade Portuguesa no Conflito Europeu.

14/12 - O Decreto-Lei n.º 30.137 atribui ao governo, às estruturas corporativas e aos organismos de coordenação económica competências alargadas em matéria de fixação de preços e definição de quotas de distribuição de alguns produtos a importar ou destinados à exportação.

1940

- Cerca de 100 000 jrefugiados, na maioria judeus, conseguiram chegar à Península Ibérica. Espanha acolheu um número limitado de refugiados e logo em seguida enviou-os para o porto de Lisboa. Da capital portuguesa milhares de refugiados conseguiram embarcar rumo aos Estados Unidos entre 1940 e 1941. Há 59 anos dezenas de crianças austríacas foram salvas ao serem enviadas para Portugal onde cresceram em famílias de acolhimento.

06 e 07/06 - A Alemanha invade França. A posição da Península Ibérica, nomeadamente de Portugal, altera-se radicalmente com a possibilidade de lançamento da «Operação Félix» (invasão de Espanha e, caso necessário, Portugal para conquistar Gibraltar).

12/06 - É divulgada a declaração conjunta de neutralidade dos governos português e espanhol, sendo afirmado pelo governo de Salazar a «estrita neutralidade» de Portugal.

29/06 - O governo português temendo a independência da metrópole face à «Operação Félix» consegue fazer com que Espanha assine um protocolo adicional ao Tratado de Não Agressão.

Dezembro - Iniciam-se negociações militares para assegurar a protecção e o apoio inglês a um plano de retirada do governo português para os Açores em caso de um ataque alemão ou espanhol.

1941

11/07 - A Legião Portuguesa congratula-se com a invasão da URSS pela Alemanha em 22 de Junho. Estreitam-se os laços económicos com a Alemanha.

04/12 - Depois do ataque japonês a Pearl Harbour, os Estados Unidos declaram guerra contra as potências do Eixo e criam uma nova ameaça a Portugal porque o presidente norte americano considerou a opção da invasão de Portugal e seus territórios insulares. Salazar responde com um protesto e dá ordens para que as tropas portuguesas respondam a qualquer ataque. Roosevelt acaba por pedir desculpa a Portugal.

1942

31/03 - Bloqueio económico imposto pelos Aliados provoca racionamento de bens essenciais. Salazar é obrigado a aceitar negociar, no verão de 1942, um acordo comercial de guerra nos termos impostos pela Grã-Bretanha.

Out./Nov. - Forte surto grevista na Grande Lisboa.

1943

31/01 - O marechal Friedrich von Paulus capitula em Estalinegrado.

Maio - A Tunísia cai para os aliados. A Inglaterra solicita ao governo português autorização para a permanência aliada nos Açores, para o abastecimento de aviões provenientes da América. O pedido é acompanhado da ameaça de uma invasão do arquipélago em caso de recusa.

17/08 - É assinado o acordo em que Portugal se compromete a ceder a base das Lajes nos Açores, bem como providenciar o reabastecimento dos navios ingleses. O acordo fica dependente do compromisso assumido pelo Governo Britânico de prestar ao Governo Português apoio e auxílio militar no caso de ataque.

Os EUA que não estavam incluídos neste acordo querem ter os mesmos benefícios. Salazar aceita e estabelece que os EUA devem construir um aeroporto na Ilha de Santa Maria, mas que essas instalações passariam para a propriedade do Estado português no final da guerra.

De 1941 a Janeiro de 1944 a disputa pelo volfrâmio foi uma questão essencial. A Grã-Bretanha dominava a maior parte da produção do minério em Portugal. O embaixador britânico apresenta em Lisboa uma exigência de embargo à exportação de volfrâmio para a Alemanha. Salazar resiste enquanto pode perante a pressão dos aliados, sob forma do estrangulamento económico e ameaças à integridade do espaço colonial, desiste de algumas condições que tinha colocado. A 12 de Junho decreta, não o fim da exportação de volfrâmio para a Alemanha mas o encerramento geral das minas e o fim da exportação do minério para todos os países.

1944

25/05 - Realiza-se o II Congresso da União Nacional. Na abertura do congresso, Salazar apresenta a política de «preparação nacional para o pós-guerra».

06/06 - Dia D ou a Invasão da Europa por forças aliadas.

28/11 - Portugal e os Estados Unidos assinam um acordo de concessão de facilidades militares nos Açores, que será mantido secreto.

1945

30/04 - Hitler suicida-se no bunker da Chancelaria de Berlim.

03/05 - O governo de Salazar decreta luto oficial de três dias pela morte de Hitler.

07/05 - As tropas alemãs capitulam em Reims, capitulação confirmada a 08 de Maio em Berlim.

19/05 - Manifestação de apoio ao Estado Novo, a Salazar e ao presidente Carmona, organizada pelas câmaras municipais e governos civis dos distritos.

06 e 09/08 - O presidente americano Harry Truman ordena o lançamento de bombas atómicas sobre Hiroxima e Nagasáqui.

17/08 - Os japoneses autorizam que o governador português volte a exercer o seu cargo em Timor mas mantêm as suas tropas que acabam por se retirar a 05 de Setembro. A rendição acabou por ser feita a uma delegação australiana e a administração do território voltou para as mãos dos portugueses a 27 de Setembro de 1945.

02/09 - O Japão assina o acto de capitulação e termina a Segunda Guerra Mundial.»


Fonte: SOL


Um comentário:

Anônimo disse...

Olha acrescenta isto também, Portugal quando o orgulho falava mais alto:

http://www.youtube.com/watch?v=vEf2ua5YHBY&skipcontrinter=1