31 março 2009

Manfred von Richthofen (Barão Vermelho)


Manfred Albrecht Freiherr von Richthofen de seu nome completo, nasceu a 2 de Maio de 1892, no seio de uma família nobre de proprietários de terras, na cidade de Breslau, Silésia, então parte do Império Alemão (actual Wroclaw, parte da Polónia).
Foi o mais conhecido piloto de aviões da I Grande Guerra, e consta-se que abateu em "bravos" combates aereos, mais de 80 aeronaves aliadas.
A origem do seu apelido (Barão Vermelho) vinha da cor vermelha do seu avião existindo no entanto outros apelidos que incluem "Le Diable Rouge" ( "Diabo Vermelho") ou "Le Petit Rouge" ( "Pequeno Vermelho"), em francês, e "Red Knight", em Inglês.
Nascido numa família com fortes ligações ao exercito e ás armas, cedo se ligou com as duas coisas ingressando numa escola do exercito com 11 anos. Depois dessa formação ingressou numa unidade de Cavalaria.
Quando a I Grande Guerra teve inicio, Richthofen serviu como oficial de cavalaria de reconhecimento tanto do Leste como na frente Ocidental. No entanto estes regimentos tornaram-se inúteis nesta moderna guerra, e assim sendo, estes foram usados como infantaria. Decepcionado por não participar mais vezes em operações de combate, Richthofen pediu transferência para o Luftstreitkräfte (Forças Aéreas de Combate), precursor da Luftwaffe.

Richthofen voou inicialmente em missões de reconhecimento na Frente Oriental a partir de Junho a Agosto de 1915 até conseguir ser transferido para frente Ocidental. Foi então treinado como piloto de combate em Outubro de 1915 e em Março de 1916 ingressou na
Kampfgeschwader 2 ( Bombardeiros Geschwader nº2). Em Agosto de 1916 integrou as fileiras da recém-formada Jagdstaffel (Unidade de Luta ou Esquadrão de Luta) sob comando do conhecido piloto Oswald Boelcke.

È por esta altura que o Barão Vermelho tem o seu "baptismo de fogo":

«(...) um herói alemão, o barão Manfred von Richthofen , entrou na lenda da guerra, quando abateu o seu primeiro avião sobre a Frente Ocidental. Richthofen, que tinha já entrado em acção na Frente Oriental, entrou em combate aéreo com um piloto britânico, o segundo-tenente Lionel Morris, e o seu observador tenente T. Rees. «O meu inglês girava e retorcia-se, voando em ziguezagues», escreveu Richthofen logo depois do combate. «Animava-me um único pensamento: "O homem que está à minha frente deve ser abatido, suceda o que suceder." Por fim chegou o momento favorável. O meu oponente aparentemente tinha-me perdido de vista. Numa fracção de segundo, eu estava atrás dele, com a minha excelente máquina. Disparei uma breve rajada com a minha metralhadora. Eu estava tão perto que receava embater no inglês. De súbito quase gritei de alegria, pois a hélice do do avião inimigo deixou de funcionar. Hurrah! Eu tinha desfeito a máquina dele; o inimigo era obrigado a aterrar, pois era-lhe impossível chegar ás suas linhas.»
Richthofen observou como o seu adversário descia. «A máquina inglesa abanava curiosamente para a frente e para trás. Talvez tivesse acontecido alguma coisa ao piloto. O observador já não se via. Aparentemente a sua metralhadora estava abandonada. È evidente que eu tinha atingido o observador, e ele tinha caído do seu lugar. O inglês aterrou perto da base aérea de um dos nossos esquadrões. Eu estava tão excitado que também aterrei, e estava tão ansioso que quase destruí o meu aparelho. A máquina de voo inglesa e a minha ficaram ao lado uma da outra. Corri para a máquina inglesa e vi que muitos soldados corriam em direcção ao meu inimigo. Quando lá cheguei descobri que a minha assunção fora correcta. Eu tinha destruído o motor e tanto o piloto como o observador tinham ficado gravemente feridos. O observador morreu de imediato, e o piloto, quando era transportado para o dispensário mais próximo, morreu também. Honrei o inimigo caído colocando uma pedra no seu belo túmulo.»»

«(...) também em acção no ar, sobre o campo de batalha, estava o esquadrão do barão Richthofen. A norte da aldeia de Fontaine, o próprio Richthofen abateu um piloto britânico, o tenente J. A. V. Boddy, que ficou ferido na cabeça e teve de fazer uma aterragem de emergência. Boddy foi mais tarde resgatado por um piloto amigo que, por acaso, teve de fazer uma aterragem de emergência ali perto.»

«(...) A 20 de Abril, o ás alemão mais conhecido, o barão Manfred von Richthofen, o "Barão Vermelho", abateu o seu octogésimo avião Aliado, a nordeste de Villers-Bretonneux, atrás das linhas alemãs. O piloto, um rodesiano de 19 anos, o segundo-tenente D. G. Lewis, foi feito prisioneiro de guerra.
Mas no dia sehuinte, sobre o Somme, Richthofen foi abatido por uma aviador canadiano, o capitão Roy Brown. Conseguiu fazer aterrar o seu avião na estrada Bray-Corbie, mas quando tropas australianas que estavam ali perto o alcançaram, Brown estava morto. Tinha morrido um herói, tinha nascido uma lenda.» foto: destroços do avião de Richthofen capturado pelos aliados

Créditos: The First World War, Martin Gilbert
Australian War Memorial
Fotos: en.wikipedia.org


Vitórias Aéreas


N.º

Data

Tipo de Avião

Local

1

Sept. 17, 1916

FE 2b

near Cambrai

2

Sept. 23, 1916

Martinsyde G 100

Somme River

3

Sept. 30, 1916

FE 2b

Fremicourt

4

Oct. 7, 1916

BE 12

Equancourt

5

Oct. 10, 1916

BE 12

Ypres

6

Oct. 16, 1916

BE 12

near Ypres

7

Nov. 3, 1916

FE 2b

Loupart Wood

8

Nov. 9, 1916

Be 2c

Beugny

9

Nov. 20, 1916

BE 12

Geudecourt

10

Nov. 20, 1916

FE 2b

Geudecourt

11

Nov. 23, 1916

DH 2

Bapaume

12

Dec. 11, 1916

DH 2

Mercatel

13

Dec. 20, 1916

DH 2

Moncy-le-Preux

14

Dec. 20, 1916

FE 2b

Moreuil

15

Dec. 27, 1916

FE 2b

Ficheux

16

Jan. 4, 1917

Sopwith Pup

Metz-en-Coutre

17

Jan. 23, 1917

FE 8

Lens

18

Jan. 24, 1917

FE 2b

Vitry

19

Feb. 1, 1917

BE 2e

Thelus

20

Feb. 14, 1917

BE 2d

Loos

21

Feb. 14, 1917

BE 2d

Mazingarbe

22

Mar. 4, 1917

Sopwith 1 1/2 Strutter

Acheville

23

Mar. 4, 1917

BE 2d

Loos

24

Mar. 3, 1917

BE 2c

Souchez

25

Mar. 9, 1917

DH 2

Bailleul

26

Mar. 11, 1917

BE 2d

Vimy

27

Mar. 17, 1917

FE 2b

Oppy

28

Mar. 17, 1917

BE 2c

Vimy

29

Mar. 21, 1917

BE 2c

La Neuville

30

Mar. 24, 1917

Spad VII

Givenchy

31

Mar. 25, 1917

Nieuport 17

Tilloy

32

April 2, 1917

BE 2d

Farbus

33

April 2, 1917

Sopwith 1 1/2 Strutter

Givenchy

34

April 3, 1917

FE 2d

Lens

35

April 5, 1917

Bristol Fighter F 2a

Lembras

36

April 5, 1917

Bristol Fighter F 2a

Quincy

37

April 7, 1917

Nieuport 17

Mercatel

38

April 8, 1917

Sopwith 1 1/2 Strutter

Farbus

39

April 8, 1917

BE 2e

Vimy

40

April 11, 1917

BE 2c

Willerval

41

April 13, 1917

RE 8

Vitry

42

April 13, 1917

FE 2b

Monchy

43

April 13, 1917

FE 2b

Henin

44

April 14, 1917

Nieuport 17

Bois Bernard

45

April 16, 1917

BE 2c

Bailleul

46

April 22, 1917

FE 2b

Lagnicourt

47

April 23, 1917

BE 2e

Mericourt

48

April 28, 1917

BE 2e

Pelves

49

April 29, 1917

Spad VII

Lecluse

50

April 29, 1917

FE 2b

Inchy

51

April 29, 1917

BE 2d

Roeux

52

April 29, 1917

Nieuport 17

Billy-Montigny

53

June 18, 1917

RE 8

Strugwe

54

June 23, 1917

Spad VII

Ypres

55

June 26, 1917

RE 8

Keilbergmelen

56

June 25, 1917

RE 8

Le Bizet

57

July 2, 1917

RE 8

Deulemont

58

Aug. 16, 1917

Nieuport 17

Houthulster Wald

59

Aug. 26, 1917

Spad VII

Poelcapelle

60

Sept. 2, 1917

RE 8

Zonebeke

61

Sept. 3, 1917

Sopwith Pup

Bousbecque

62

Nov. 23, 1917

DH 5

Bourlon Wood

63

Nov. 30, 1917

SE 5a

Moevres

64

Mar. 12, 1918

Bristol Fighter F 2b

Nauroy

65

Mar. 13, 1918

Sopwith Camel

Gonnelieu

66

Mar. 18, 1918

Sopwith Camel

Andigny

67

Mar. 24, 1918

SE 5a

Combles

68

Mar. 25, 1918

Sopwith Camel

Contalmaison

69

Mar. 26, 1918

Sopwith Camel

Contalmaison

70

Mar. 26, 1918

RE 8

Albert

71

Mar. 27, 1918

Sopwith Camel

Aveluy

72

Mar. 27, 1918

Bristol Fighter F 2b

Foucacourt

73

Mar. 27, 1918

Bristol Fighter F 2b

Chuignolles

74

Mar. 28, 1918

Armstrong Whitworth FK 8

Mericourt

75

April 2, 1918

FE 8

Moreuil

76

April 6, 1918

Sopwith Camel

Villers-Bretonneux

77

April 7, 1918

SE 5a

Hangard

78

April 7, 1918

Spad VII

Villers-Bretonneux

79

April 20, 1918

Sopwith Camel

Bois-de-Hamel

80

April 20, 1918

Sopwith Camel

Villers-Bretonneux


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