16 junho 2009

A LISTA DE CHORIN

«A actividade dos diplomatas portugueses em defesa dos judeus e o desfecho da arriscada negociação entre Ferenc Chorin e as SS»


Documentário - Aqui!


«Na Primavera de 1944, a Segunda Guerra Mundial aproxima-se do fim, a Alemanha invade a sua aliada Hungria. Centenas de milhares de judeus são deportados para Auschwitz. Dois diplomatas portugueses, Sampaio Garrido e Teixeira Branquinho, tentam salvar umas centenas, entre outros os pais das famosas actrizes Zsa Zsa e Eva Gabor.

À mais rica família judia da Hungria é proposta outra forma de escapar às deportações: negociar directamente com as SS. A moeda de troca é a Manfred Weiss, um grupo industrial controlado pela família Weiss. Tem minas, bancos, seguros, fábricas de armamento. Ferenc Chorin, o membro mais influente da família, está num campo de concentração e aceita entregar ás SS o controlo da Manfred Weiss. Em contrapartida, as SS prometem deixar sair para Portugal trinta e seis membros da família.

A grande interrogação é saber se as SS, com os antecedentes que têm, cumprirão a palavra dada à família Weiss e a deixarão seguir para o exílio em Portugal. “A lista de Chorin” relata a actividade dos diplomatas portugueses em defesa dos judeus e o desfecho da arriscada negociação entre Ferenc Chorin e as SS.
Um programa de Sofia Leite e António Louçã.» RTP

História revelada em 1994 pelo PÚBLICO

Sofia Leite e António Louçã, jornalistas da RTP, venceram o Grande Prémio Gazeta 2008 com o trabalho “Lista de Chorin”.

O documentário conta a história de dois diplomatas portugueses, Sampaio Garrido e Teixeira Branquinho, que durante a II Guerra Mundial evitaram que centenas de judeus fossem deportados para Auschwitz.

Emitido no ano passado pela estação pública de televisão, o trabalho relata o que se passou na Primavera de 1944, quando a Alemanha invadiu a sua aliada Hungria e centenas de milhares de judeus foram deportados.

O embaixador português em Budapeste, Sampaio Garrido, e o encarregado de negócios, Teixeira Branquinho, tentaram salvar "umas centenas, entre outros os pais das famosas actrizes Zsa Zsa e Eva Gabor", lê-se num comunicado da RTP. Já à família mais rica do país foi proposto que negociasse directamente com a polícia política da Alemanha nazi.

A moeda de troca era a Manfred Weiss, um grupo industrial controlado pela família Weiss que detinha minas, bancos, fábricas de armamento. Ferenc Chorin, o membro mais influente da família, estava num campo de concentração e aceitou entregar às SS o controlo da Manfred Weiss se os nazis deixassem sair para Portugal 36 familiares.

A história dos dois diplomatas tinha sido revelada pelo PÚBLICO em 1994, ao longo de vários trabalhos dos jornalistas Clara Viana e João Mendes.

Fontes: RTP
PÚBLICO

14 junho 2009

Supermarine Spitfire


Spitfire (nome sugerido por Sir Robert MacLean) foi um famoso caça britânico que actuou na Segunda Guerra Mundial, sendo utilizado tanto pela Royal Air Force (RAF) como pelos restantes Aliados, e o único a operar durante todo o conflito (1939-1945). Foi produzido em maior número do que qualquer outro caça Aliado e foi também o único em produção durante toda a guerra.

Concebido em 1936 por Reginald Mitchell, chefe da Supermarine Aviation Works entrou em serviço a 4 de Agosto de 1938, na versão Mk I.

O momento alto da carreira dos Spitfire's foi sem dúvida a Batalha de Inglaterra, onde as suas performances a baixas e médias altitudes (nas quais foram travados os principais combates) superaram as dos então caças alemães, os Messerschmitt Bf 109.

O Spitfire será sempre comparado com o seu principal rival, o Messerschmitt Bf 109: ambos estavam entre os melhores caças da sua altura pois seguiam concepções e design's muito parecidos, onde casavam na perfeição uma estrutura simplificada com poderosos motores V12.

No final da Batalha de Inglaterra no entanto, verificou-se que foram abatidos mais caças britânicos do que alemães, mas os danos causados pelos Spitfire's à força aérea alemã (Luftwaffe) foram muito importantes e decidiram o desenrolar da batalha assim como em grande parte, da própria guerra.
A sua distintiva silhueta haveria de ajudar o caça britânico a alcançar um elevado estatuto entre os britânicos durante toda a guerra.
Muitos consideram o Spitfire uma dos mais bonitos caças de todos os tempos.

Características gerais
  • Tripulação 1
  • Comprimento 9,12 m
  • Envergadura 11,22 m
  • Altura 2,69 m
  • Área (asas) 22,26 m²
  • Peso total 2296 kg
  • Peso bruto máximo 2812 kg
  • Motores 1 x Rolls-Royce Merlin II de 12 cilindros em V
  • Força (por motor) 1030 hp
  • Velocidade máxima 582 km/h
  • Alcance 630 km
  • Tecto máximo 9720 m
  • Armas o 8 × 0,303 em (7,7 mm) metralhadoras Browning, 350 rpg
  • Bombas 2 × 250 lb (113 kg)

A produção do Spitfire cessou em 1948. Ao todo, foram construídas 20.351 unidades, em mais de quarenta versões.

O último voo de um Spitfire ao serviço da RAF, teve lugar a 9 de Junho de 1957. Este foi também o último de uma caça com motor-pistão da RAF.

Galeria de Imagens






Discovery Channel, Supermarine Spitfire, Greatest Fighters ever

09 junho 2009

Cartazes - 25 Abril













































Fonte: Centro Documentação 25 Abril - Universidade de Coimbra