24 março 2009

"O Ninho da Águia"



A tradução do Alemão mais não é do que "Casa sobre a Montanha" ou "Casa da Montanha".
O Embaixador Francês, André François Poncet, ao que parece foi o inventor do primeiro nome, acabando o mesmo por cair nas graças do Aliados a partir de 1938.
A "casa de chá de Hitler" também é outro dos "apelidos" que a casa poderá ter tido, mas este não é muito válido, visto Hitler não a ter usado para tomar chá e até nem a visitava muito regularmente, usava-a a mais para a mostrar ao visitantes mais ilustres convidados do IIIReich, ou seja, provavelmente não a visitou mais de vinte vezes, sendo Eva Braun e o próprio Martin Borman os mais constantes hospedes.
O nome em alemão é Kehlsteinhaus e foi mandada construir por Martin Bormann (destacado membro do III Reich) para o 50º aniversário do seu Führer sobre o esporão rochoso do Hoher Goll no topo da montanha de Kehlstein (a 1834 metros de altitude) nos Alpes alemãos perto da cidade de Berchtesgaden e de lá segundo se consta, a vista é fabulosa.
O acesso á casa era (é) feito por uma estrada que serpenteava a montanha ao longo de uns fantásticos 6.5 Km's onde os últimos 107 metros eram feitos num luxuoso elevador que seguia num túnel através da montanha.
A casa é também conhecida pelos seus luxos, raros vinhos, obras de arte, passando por uma magnifica sala de recepção que é dominada por uma lareira de mármore vermelho italiano, presenteada por Benito Mussolini. Grande parte do mobiliário foi projectado por Paul Laszlo.

No decurso da guerra, embora tenha sido planeado bombardear a casa a partir de Abril de 1945 pela RAF (Royal Air Force-UK) essa meta não foi atingida devido ao que se consta ser um alvo muito pequeno, e muito difícil de "achar" através dos céus mesmo tendo uma elevada altitude.

Eisenhower, Comandante Supremo das Forças Aliadas, escreveu que a 3.ª Divisão de Infantaria do Exercito Americano foi a primeira a tomar "O Ninho da Águia". O General Maxwell D. Taylor, ex-Comandante Geral da 101.ª Divisão Aerotransportada, afirmou o mesmo. Fotografias mostram soldados da 3.ª Infantaria acima referida, relaxando sobre o pátio do "Ninho da Águia," bebendo dos famosos vinhos de Hitler. Estas mesmas confirmam que estes estavam presentes na casa em Maio de 1945.

Posteriormente o "Ninho da Águia" foi usado pelos Aliados como Comando Militar até 1960, ano em que foi devolvido ao Estado da Baviera.
Actualmente o edifício é propriedade de uma Instituição de Caridade, e serve como restaurante. É também uma popular atracção turística especialmente para britânicos e americanos atraídos pela importância histórica do "Ninho da Águia".
A casa pode ser acedida a pé (duas horas de caminhada), ou de Autocarro (não consegui saber se o elevador se encontra ainda em actividade).
As outras divisões da casa que não fazem parte do restaurante podem ser visitadas com um guia segundo se consta, essas mesmas como já foi referido oferecem uma vista fenomenal. O antigo estúdio onde Hitler supostamente trabalhava quando visitava o "seu ninho" serve agora de sala de armazenagem para o restaurante.

De referir por simples curiosidade, que a aclamada Mini-Série "BAND of BROTHERS", que retrata a Easy Company do 506º Regimento de Infantaria Pára-quedista do Exército Americano, 101ª Divisão Aerotransportada e que aconselho vivamente a sua visualização, mostra-nos essa mesma companhia a "capturar" o "Ninho da Águia".

Bibliografia:
History of the Eagle's Nest (Berchtesgaden, Verlag Plenk, 1998)
The Third Reich in Ruins; http://www.thirdreichruins.com/



Entrada do túnel do elevador, com o "Ninho da Águia" em cima, na década de 1940 e como elas estão hoje. Os edifícios de ambos os lados da entrada são pós-guerra. A placa na entrada acima mostra que o projecto foi concluído em 1938.


Lado esquerdo, soldados da 101.ª Divisão Aerotransportada do exercito norte-americano de guarda na entrada, em Junho de 1945. A moderna visão mostra o gabinete de bilhetes de autocarro e manutenção edifícios que foram erguidos em cada lado da entrada na década de 1950.

Á esquerda, um guarda na entrada do túnel, 1945. O sinal nesta entrada avisa que a mesma era apenas para Oficiais- todas as outras categorias tiveram de subir a trilha para o "Ninho da Águia".

O portal de entrada de mármore "Untersberg" leva ao túnel que sobe 104 metros na montanha. A foto da direita foi feita no período nazista pelo fotógrafo Ernst Baumann.

Interior do luxuoso elevador. Segundo o staff, o telefone no elevador é original de 1938, o relógio veio de um U-boat (Submarino alemão).


No topo da primeira foto, o elevador vem dar ao corredor, onde entra no refeitório. Esta é uma área secundária de jantar hoje, mas foi a área principal. Hitler tinha um escritório atrás da barra na extremidade final da sala ( não aberto ao público). Um pequeno espaço era para os guardas no final desse corredor (às vezes usado hoje como sala adicional de jantar). Segunda Foto, sala de jantar nos dias de hoje.


A sala principal, então e agora, foi o grande salão circular, revestido em blocos de granito. O período acima mostra a vista onerosa de tapetes e tapeçarias Gobelin acima da lareira em quadro, e a mesa circular para encontros íntimos.

Soldados da 101.ª Divisão Aerotransportada a desfrutar dos "luxos" da Casa em Maio de 1945.
A pequena redonda mesa foi substituída a 3 de Junho de 1944 para a recepção após o casamento da irmã mais nova de Eva Braun Gretl com Hermann Fegelein (SS-Gruppenführer), amigo de Heinrich Himmler's.

A lareira de mármore vermelho italiano, um presente de Benito Mussolini, e o tapete foi um presente do embaixador japonês. A parede traseira da lareira mostra dois cavaleiros montados e data da conclusão do edifício, 1938. A porta à direita, é a entrada principal da sala de jantar.


Foto durante a época que mostra uma visão parcial das montanhas a partir da esplanada.

Esta foto, que provavelmente data dos primeiros anos de 1950 após a reabertura do "Ninho da Águia" ao público.



Fotografias tiradas pouco depois da ocupação do exército norte-americano, e outra foto nos tempos de hoje.

Duas visualizações datadas de 1945 mostrando a casa a partir de lados opostos da montanha, mostrando as fortes ravinas de ambos os lados.

Um longo muro de 10 km's de segurança, patrulhado sempre por guardas SS, ao redor da area do "Ninho da Águia"

As fotos acima mostram a construção do "Ninho da Águia" no Inverno de 1937, e uma perspectiva da estrada concluída até ao "Ninho da Águia".

Motor de um U-Boat utilizado como gerador em casos de corte de electricidade no "Ninho da Águia".

Fotos retiradas do Arquivo Pessoal do autor de : The Third Reich in Ruins




Outras Fotos






3 comentários:

Anônimo disse...

Espetacular, observar uma fabulosa construção não so pela obra de engenharia como tambem pelo valor historico.

aniballuis cardoso disse...

É SIMPLESMENTE FANTÁSTICO!!!!
EU ESTIVE NESTE LUGAR MARAVILHOSO,FIQUEI BOQUIABERTO E ME FUGIRAM AS PALAVRAS PARA DESCREVER ESTA OBRA PRIMA UNICA NO MUNDO,
ESTIVE EM AGOSTO DE 2000,
A VISTA É IMPRESSIONANTE É DE TIRAR O FOLEGO DE QUALQUER SER VIVENTE,EM SUMA,SÓ INDO LÁ PARA SE FAZER UMA AVALIAÇÃO CORRETA DESSA MAGNIFICA OBRA

Anônimo disse...

Estivemos, minha esposa e eu, neste lugar em 29 maio/2012. Deixamos o carro em um estacionamento, tem indicações até lá. Compra-se os ingressos e pega um ônibus até a entrada do túnel,ele vai subindo a montanha, serpenteando a estrada. Tem lugar que o ônibus para em um refúgio para dar passagem ao ônibus que está descendo, tudo cronometrado, não tem erro, passa um de cada vez. Ao descer do ônibus você deverá marcar o horário da volta no seu ticket. Por exemplo, chegamos as 15:00 hr e teríamos ônibus as 15:20, 15:40, 16:00, etc, etc não lembro dos vários horários e nem qual foi que marcamos. Sugestão: leva um agasalho pois tem neve eterna nesta altitude em fim de maio. Interessante é que andar pelo túnel até o elevador é mais frio dentro do túnel do que fora dele nesta época. Sobe com elevador, visita a casa e os arredores, como mencionei tem neve eterna, você anda sobre ela. Paisagem maravilhosa. Descemos antes do nosso horário agendado e como havia um ônibus para sair e tinha lugar pedimos e descemos com ele antes do nosso horário, tinha esta flexibilidade. Cuidado com horário pois na Europa funciona e não tem chororó. Vale a pena ir, recomendamos. Mario W.